Área Reservada
EMERGÊNCIA
256 750 600







EIP - Equipa de intervenção permanente.


2021-11-09

A partir do dia 03 de Novembro de 2021, integrou na nossa Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário de Esmoriz, a segunda E.I.P - Equipa de Intervenção Permanente.


As Equipas  de Intervenção Permanente destinam-se ao cumprimento de missões, no âmbito da Proteção Civil, garantir a prestação  de socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos, e em todos os acidentes ou catástrofes, socorro a náufragos, socorro complementar, em segunda intervenção, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar, não podendo substituir-se aos acordos com a autoridade nacional de emergência médica - Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave, colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros.


Para a criação de uma EIP é necessário estabelecer um Protocolo, entre a ANEPC, a AHBV e a respetiva Câmara Municipal. Para além disso, é necessário ser-se, pelo menos, bombeiro de 3.ª no Quadro Ativo, com pelo menos dois anos de serviço efetivo e ter, no momento da candidatura, idade compreendida entre os 20 e os 40 anos.


A criação da EIP, foi concretizada após um pedido realizado pela Direção e Comando e da consequente promessa realizada pelo Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Eng. Salvador Malheiro, aquando as comemorações do 90º aniversário, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, para colmatar a falta de recursos à população e assim fazer-se cumprir o objetivo deste novo dispositivo, que é reforçar a atuação de primeira intervenção no socorro à população.


Possuir capacidade e robustez física é um dos requisitos para a admissão desta equipa, que é verificado através da realização do "Teste de Cooper". Para além disso, foram ainda submetidos a outras provas de admissão, sendo elas, conhecimento geral, através da realização de um teste escrito e outras na vertente mais prática.


Após a realização destas provas foram selecionados, 5 elementos que integram assim a segunda EIP. A todos os novos elementos desejamos sucesso nesta nova etapa.