Área Reservada
EMERGÊNCIA
256 750 600
FIQUE EM CASA







Nadadores salvadores

A Secção de Nadadores Salvadores dos Bombeiros de Esmoriz surgiu entre os anos de 1975 e 1980.


Inicialmente, a Secção de Nadadores Salvadores, tinha uma equipa que dava apoio aos Nadadores Salvadores dos concessionários e aos banheiros (pescadores que vestiam um fato de oleado e davam banho às crianças sendo esse trabalho pago pelos pais das crianças).


Os primeiros equipamentos disponíveis para os Nadadores Salvadores foram as boias circulares e um barco a motor (com os remos de apoio).


No início da década de 1990 criada a primeira equipa de Nadadores Salvadores Bombeiros motivada por um pedido de socorro, fora da época balnear. Um barco de pesca artesanal estava com dificuldades em regressar para terra, porque tinha avariado o motor.


Nessa época a Secção de Nadadores Salvadores tinha uma reunião mensal, no último sábado do mês, e fazia treinos específicos para os seus elementos.


Com a mudança para o atual Quartel, com mais e melhores condições de trabalho, a ambição do grupo fez com que todos se unissem na angariação de equipamentos e verbas para melhor apetrechar a Secção. Os elementos da Secção conseguiram adquirir uma mota de água, uma viatura para apoio às praias e equipamentos de mergulho. Tudo isto foi possível com o apoio do Comandante Jacinto Oliveira, que reconheceu que a Secção estava unida e empenhada.


Há 23 anos que temos 0 mortes nas praias vigiadas pelos Nadadores Salvadores dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.