Área Reservada
EMERGÊNCIA
256 750 600
PROTEJA-SE, USE MÁSCARA!
MANTENHA O DISTANCIAMENTO SOCIAL







Mensagem do Presidente


Iniciou-se a 2 de março de 2020 uma nova gestão dos destinos desta mui nobre e honrada Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.


A equipa que lidero desde então está perfeitamente consciente dos desafios que tem pela frente. Os ilustres membros dos órgãos sociais têm todos eles, sem exceção, uma postura de dinamismo e vão seguramente marcar positivamente o triénio de mandato. De realçar a integração de duas senhoras nos órgãos sociais da associação o que acontece pela primeira vez na história desta associação.


O mandato começou em simultâneo com uma crise mundial muito profunda despoletada pela doença COVID-19. Estamos a enfrentar um desafio muito grande para a humanidade. Constituiu também para esta associação um desafio enorme que soube estar desde o início da crise na linha da frente para lidar com esta crise. Os nossos homens e mulheres do comando e do corpo ativo provaram no terreno de que fibra são feitos. Muita coragem, abnegação e resiliência são os aspetos que quero enaltecer e elogiar. Serão difíceis os próximos tempos mas estaremos cá para apoiar a missão destes homens e mulheres que têm como lema "Vida por Vida".

Como qualquer cidadão, sempre admirei a coragem dos bombeiros pelo trabalho voluntário que desempenham em benefício da população colocando muitas vezes a vida dos outros à frente da sua própria vida. Ao longo dos últimos 89 anos de existência foram muitos aqueles que se dedicaram à causa pública tanto na vertente operacional como na vertente administrativa e financeira. Devemos respeito a todos eles sem exceção pois só assim foi possível chegarmos a este patamar. Temos que estar orgulhosos deste legado que nos foi deixado por todos eles. Em homenagem a todos eles temos obrigação de zelar por este património material que nos foi deixado assim como pelo património imaterial. Aprendi já que nesta casa se realça com muito orgulho que nos Bombeiros Voluntários de Esmoriz ?Não somos os melhores, Somos Diferentes?. Estamos cá para continuarmos a diferenciarmo-nos sempre pela positiva. Contamos já com 89 Anos em Missão!

Dirigir uma associação como esta é ser responsável e apelar à responsabilização de todos: membros dos órgãos sociais, comando, bombeiros do corpo ativo, funcionários, sócios, decisores políticos e população em geral. Temos que ser rigorosos na administração dos dinheiros públicos, dos donativos dos nossos beneméritos e das quotas dos nossos sócios. Devemos saber conservar, no melhor estado possível, todos os equipamentos que a associação tem ao seu dispor sempre para podermos responder com prontidão e eficácia à população que servimos. É uma enorme responsabilidade manter um quartel em prontidão 24 horas por dia todos os dias do ano para prestar socorro. Essa é uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos nós.

Temos um conjunto de ideias ambiciosas e que precisam muito da vossa colaboração e sentido de responsabilidade para que todos como equipa consigamos atingir estes objetivos. Há um caminho longo a percorrer e esperamos que as nossas pernas consigam acompanhar a nossa ambição.

Quero o melhor para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.

O vosso presidente da direção,
Fernando Cardoso