Apresentação
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz foi constituída em 26 de abril de 1931, fruto da iniciativa de 24 cidadãos esmorizenses que decidiram autonomizar a então Secção de Esmoriz dos Bombeiros Voluntários de Espinho. A criação da Associação teve origem numa reunião realizada na Sede do Grupo Familiar e Recreativo, marcando o início de uma missão dedicada ao serviço público e à proteção das populações.
Os primeiros anos foram caracterizados por significativas dificuldades materiais, mas também por uma forte determinação em servir a comunidade. Apesar da escassez de recursos, os fundadores mantiveram um compromisso inabalável, assegurando essencialmente o combate a incêndios urbanos e industriais.
A construção do primeiro quartel, localizado na Rua dos Castanheiros, teve início a 8 de dezembro de 1934, sendo inaugurado a 26 de maio de 1940. Ao longo das décadas seguintes, o edifício foi alvo de melhorias e ampliações, culminando na sua conclusão em abril de 1981, no âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Associação.
Com o crescimento da atividade operacional, aumentou também a necessidade de modernização das infraestruturas e do parque de viaturas, incluindo equipamentos de combate a incêndios e meios de socorro cada vez mais avançados. Em 1984 foi concebido o projeto de ampliação do quartel ou, em alternativa, a construção de um novo edifício. Optou-se pela segunda solução, resultando na construção do atual quartel, situado na Avenida dos Correios, inaugurado a 31 de outubro de 1993.
O desenvolvimento da Associação prosseguiu com a criação de novas valências de apoio à comunidade. Em 2008 foi inaugurado o Complexo de Piscinas e Ginásio, seguindo-se, a 1 de maio de 2011, a abertura da Clínica. Em 2019, concluiu-se a obra de ampliação e melhoria do Edifício Sede/Quartel, reforçando a capacidade operacional e administrativa da Instituição.
Ao longo da sua história, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz tem pautado a sua atuação pelos princípios do rigor, responsabilidade e sustentabilidade, reafirmando diariamente a sua missão de proteção e serviço à população.


