Área Reservada
EMERGÊNCIA
256 750 600
PROTEJA-SE, USE MÁSCARA!
MANTENHA O DISTANCIAMENTO SOCIAL







Apresentação


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz foi fundada em 26 de abril de 1931. 24 esmorizenses fundaram a herdeira da Secção de Esmoriz dos Bombeiros Voluntários de Espinho, que teve a sua génese numa reunião que decorreu na Sede do Grupo Familiar e Recreativo.


As dificuldades iniciais foram ultrapassadas pela vontade férrea de ajudar o próximo. Nem a escassez de meios desmotivou os homens da nossa Associação que se empenhavam, sobretudo, no combate a incêndios em habitações e fábricas.


No dia 8 de dezembro de 1934 iniciou-se a construção do primeiro quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, sito na rua dos Castanheiros. O quartel foi inaugurado em 26 de maio de 1940. O quartel foi evoluindo e teve a sua conclusão total em abril de 1981, aquando da comemoração dos 50 anos da Associação.


Crescia-se em infraestruturas, mas também em veículos de combate a incêndio ou de socorro, como a primeira Grua e os modernos veículos de emergência.


Em 1984 idealiza-se o projeto de ampliação do quartel ou a construção dum novo. A opção recaiu na construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, sito na Av. dos Correios. O novo edifício foi inaugurado em 31 de outubro de 1993.


A Associação cresceu com a construção do Complexo de Piscinas e Ginásio, inaugurado em 2008, e da Clínica, inaugurado a 1 de maio de 2011.


No ano de 2019 foi inaugurada a obra de ampliação e melhoria do Edifício Sede / Quartel.


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz tem pautado a sua orientação e gestão pelos valores do rigor e da sustentabilidade.