Área Reservada
EMERGÊNCIA
256 750 600
PROTEJA-SE, USE MÁSCARA!
MANTENHA O DISTANCIAMENTO SOCIAL







Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) organizou no passado dia 4 de junho em Mafra, o balanço da operação


2022-06-07

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) organizou no passado dia 4 de junho em Mafra, o balanço da operação "Um Capacete para os Bombeiros da Ucrânia" com a atribuição de distinções aos bombeiros, associações, entidades, empresas e particulares que apoiaram, por todo o país, essa iniciativa.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz (AHBVE) apoiou desde a primeira hora as várias iniciativas humanitárias promovidas por voluntários, por entidades privadas e pelas autarquias do Concelho de Ovar.


As iniciativas dinamizadas pela AHBVE resumem-se a:


- Adesão ao programa da LBP de envio de EPIs para os bombeiros ucranianos;
- Recolha, triagem, separação e armazenamento de bens;
- Funcionou como Centro logístico para envio de primeiros socorros, medicamentos e bens de primeira necessidade para a Ucrânia em coordenação com as entidades públicas, privadas e algumas ONG;
- Funcionou como banco alimentar e de bens de primeira necessidade para os refugiados que chegaram ao Concelho de Ovar;


Os bombeiros Rita Sousa e Ricardo Silva integraram, a título pessoal, uma missão humanitária de apoio ao povo Ucraniano levada a efeito por entidades privadas e por um conjunto de vários volutários. Participaram nessa missão na entrega de bens num orfanato de crianças ucranianas na Polónia e num centro de logística na fronteira. No regresso a Portugal promoveram o resgate de pessoas refugiadas. 


Neste contexto, a AHBVE foi distinguida pela LBP com uma medalha de serviços distintos, grau ouro.


A bombeira de 3ª, Rita Sousa e o bombeiro de 2ª, Ricardo Silva foram distinguidos pela LBP com as medalhas de serviços distintos, grau prata.


A cerimónia decorreu frente ao Convento de Mafra e foi presidida pela secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e contou também com a presença da embaixadora da Ucrânia em Portugal, do presidente da C.M.Mafra, do presidente da ANEPC, do presidente da LBP e do vice-presidente da LBP.


A medalha atribuída à AHBVE resulta obviamento do trabalho abnegado e altruísta que foi executado com toda a dedicação e zelo por um conjunto de pessoas volutárias que estiveram envolvidas no cumprimento de todas estas iniciativas e contou com as generosas doações de bens da comunidade local.