Área Reservada
EMERGÊNCIA
256 750 600
PROTEJA-SE, USE MÁSCARA!
MANTENHA O DISTANCIAMENTO SOCIAL







Engº. Jacinto Reis é o novo Comandante


2021-07-02

No dia 2 de julho de 2021, dia do 28º anidersário da cidade de Esmoriz, o Eng.º Jacinto Reis tomou posse como comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, sucedendo ao comandante Artur Jorge Ferreira, que deixou o cargo no mês de dezembro de 2020, sendo substituído nestes últimos sete meses pelo Adjunto de Comando Nelson Gomes.

Numa cerimónia que se iniciou pelas 19h45m, que se prolongou até ao final do noite, a mesa de honra foi composta pelo Professor Rogério Pinto (Assembleia Geral da AHBV Esmoriz), Adjunto de Comando Nelson Gomes (Comandante em regime de substituição), Eng.º Fernando Cardoso (Presidente da Direção da AHBV Esmoriz), Dr. Miguel Soares (Federação de Bombeiros do Distrito de Aveiro), Eng.ª Paula Ramos (CODIS de Aveiro), Dr. Marco Braga (Liga dos Bombeiros Portugueses) e foi presidida pelo Eng.º Salvador Malheiro (Presidente da Câmara Municipal de Ovar).

Seguiram-se os discursos dos ilustres convidados para a Mesa da Assembleia Geral, dos quais salientamos os dos elementos da nossa Associação.

O Professor Rogério Pinto endereçou uma palavra de agradecimento a todos os presentes, num dia muito especial para a AHBV Esmoriz, elogiou e incentivou o Corpo Ativo e o futuro comandante.

Seguiu-se o Comandante em substituição Nelson Gomes que, num discurso emocionado, agradeceu a todos os que o ajudaram nestes sete meses, com especial menção para o Corpo Ativo, para a Direção da Associação e ao executivo da Câmara Municipal de Ovar. Para o fim da sua intervenção ficaram as palavras mais especiais dirigidas para a sua família, com uma menção de carinho, amor e gratidão para a sua esposa e filhas.

De seguida tomou a palavra o Presidente Fernando Cardoso, o qual enfatizou que o ingresso dum novo comandante é um momento muito especial para qualquer Corpo de Bombeiros. Afirmou que este dia é um dia especial e marca uma mudança. Endereçou palavras de enorme reconhecimento ao Adjunto de Comando Nelson Gomes, que assumiu interinamente a função de comandante desde dezembro de 2020.

A tomada de posse do novo comandante aconteceu durante o discurso do Presidente Fernando Cardoso, que o interrompeu para dar lugar ao momento mais aguardado por todos.

Seguiu-se a intervenção do Presidente da Câmara de Ovar, Eng.º Salvador Malheiro, na qual teceu rasgados elogios à educação e formação, bem como às capacidades pessoais e profissionais do Eng.º Jacinto Reis.

Palavra ao Comandante Jacinto Reis que iniciou o seu discurso de forma muito pragmática, com quatro agradecimentos e uma constatação.

Agradeceu à atual Direção da AHBV Esmoriz pelo convite que lhe foi dirigido para ser comandante do corpo de bombeiros. Agradeceu ao Adjunto de Comando Nelson Gomes pelos sete meses que comandou o Corpo Ativo. Agradeceu a todos os operacionais e dirigentes da AHBV Esmoriz que, desde 1999, privaram com ele. Endereçou um agradecimento especial para a AHBV Feira, destacando o Comandante Jorge Coelho e o Corpo Ativo, que lhe proporcionaram o ingresso na carreira de Oficial Bombeiro.

Constatou que a partir desta data a empresa Jacinto Marques de Oliverira Sucrs Lda não faturará 1 euro à AHBV Esmoriz enquanto for comandante.

Dada a nota introdutória o Comandante Jacinto Reis comprometeu-se em honrar o passado, cumprir com o presente e projetar o futuro. Referiu que apresentou a estratégia delineada para o Corpo Ativo em janeiro deste ano e que a mesma foi aprovada, por voto secreto, pela esmagadora maioria dos operacionais presentes.

Jacinto Reis marcou o seu discurso com duas frases chaves, "sem esforço não há glória" e "ninguém vence sozinho".

Terminou o seu discurso lembrando que "o poder é efêmero mas o legado é eterno" e expressou que quando sair o seu pilar estará no seu pai, mãe, irmã, bem como todos os seus familiares, amigos e amigas presentes.

Terminada a cerimónia oficial seguiu-se o "brunch" de confraternização para todos os presentes.



VER LINK