Área Reservada
EMERGÊNCIA
256 750 600
PROTEJA-SE, USE MÁSCARA!
MANTENHA O DISTANCIAMENTO SOCIAL







Páscoa é tempo de reflexão.


2021-04-04

Devemos analisar o que precisamos de mudar para procedermos às transformações necessárias para melhorarmos e renascermos com esperanças renovadas. Fica para trás um ano muito difícil para a humanidade.

Uma pandemia que tarda em acabar. Foram muitos os familiares e amigos que partiram no último ano. A Covid-19, a pressão nas Unidades de Cuidados Intensivos, a pressão nos internamentos hospitalares, o adiar de tratamentos e consultas, o afastamento social, o isolamento, as doenças oncológicas entre tantas outras doenças, cerimónias fúnebres limitadas aos familiares mais próximos para uma última homenagem, comércio fechado, igrejas fechadas, a crise financeira e social deixaram uma marca difícil de apagar nas nossas memórias. Muitos ficaram afetados psicologicamente e em muitos outros deixaram mesmo marcas físicas que tardam em curar.

A esperança é o combustível da resiliência de um povo que acredita que melhores dias virão e que uma nova normalidade irá regular os novos tempos. A Humanidade e a Fé dos Homens foi colocada à prova assim como a medicina, os cuidados de saúde, a investigação científica, a inovação, o trabalho, o estudo, a solidariedade e os laços familiares. Em pleno mês abril em que se comemora a liberdade, continuamos confinados a maior parte dos dias em nossas casas.

Na agitação do quotidiano em que vivíamos nem nos apercebíamos daquilo que realmente é essencial e simples na nossa vida. Percebemos agora o que de facto é essencial.

Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz continuam na sua missão, estão na linha da frente no combate à pandemia assim como na prestação de socorro à população. São estes homens e mulheres abnegados(as) e corajosos(as) que se dedicam de forma voluntária a ajudar os outros que alimentam a Esperança neste período de Páscoa. Estou cada vez mais certo que renasceremos todos com mais determinação para termos um Mundo melhor.

Pessoalmente, tenho Esperança que nos tornaremos seres mais solidários e respeitosos pelo Ser Humano, pela Natureza e pelas coisas mais simples da vida como seja, por exemplo, dar um abraço ou um beijo.

Desejos de uma Feliz Páscoa em recolhimento dos vossos lares e estejam tranquilos pois os Bombeiros Voluntários de Esmoriz continuam em missão há 90 anos a ajudar a população. Estamos sempre prontos para o ajudar 365 dias por ano a qualquer hora. Votos de Esperança e de uma Fé renovada para todos aqueles que sofrem neste momento. 

Esmoriz, 2021.04.04 

O presidente da Direção, 
Fernando Cardoso