Área Reservada
EMERGÊNCIA
256 750 600
PROTEJA-SE, USE MÁSCARA!
MANTENHA O DISTANCIAMENTO SOCIAL







Simulacro Municipal


2021-11-16

No passado sábado, dia 13 de novembro, realizou-se um simulacro municipal no concelho de Ovar.

Este simulacro foi desenvolvido pelas Corporações de Bombeiros Voluntários de Esmoriz e de Ovar e contaram também com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Feira e dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho.

Um dos exercícios, foi realizado nas imediações da Junta de Freguesia de Maceda, com a simulação de um acidente rodoviário, envolvendo quatro veículos com multivítimas. O outro cenário incluiu uma simulação de uma noite de carnaval num exercício multivítimas e foi realizado na Rua Elias Garcia, em Ovar. 

O objetivo deste simulacro, visou fundamentalmente exercitar o planeamento e condução de um exercício no âmbito municipal em cenários de multivítimas; Exercitar procedimentos estratégicos, táticos e de manobra; Exercitar e avaliar a articulação entre os Corpos de Bombeiros do Município e outros convidados; Avaliar a capacidade de mobilização e prontidão na resposta; Testar as redes de comunicação e eficácia na transição de dados; Identificar eventuais falhas e constrangimentos. 

Foi possível com estes exercícios alcançar alguns dos objetivos a que nos propusemos, nomeadamente, aperfeiçoar e melhorar a capacidade de socorro em diversas situações: acidentes rodoviários, emergências pré-hospitalares, incêndios, entre outras. Perante os diversos cenários criados nos dois locais os operacionais, em ambiente sob pressão, tiveram que tomar decisões difíceis. Uma boa triagem das vítimas é fundamental para salvar o maior número de vidas possível e assegurar a melhor prestação de cuidados atendendo aos recursos existentes no local. 

A capacidade de resposta municipal a nível dos vários Agentes de Proteção Civil (APC) foi colocada em evidência e pudemos verificar que uma boa articulação de meios e de trabalho em equipa melhora a eficácia no socorro.



VER LINK